domingo, 28 de fevereiro de 2010

2/1002 - 1900

 
  
 
  
 




Titulo Original: Novecento
País de Origem: Itália/França/Alemanha
Ano: 1976
Direção: Bernardo Bertolucci
Elenco: Robert de Niro, Gérard Depardieu, Dominique Sanda
Gênero: Drama
Prêmios: Melhor filme europeu (1977)


O que falar sobre esse épico ?! Para começar, ele tem 243 minutos, mais de 4 horas de filme, superando o clássico E o vento levou . O filme faz uma retrospectiva da história italiana, desde o começo do século XX até pouco depois do fim 2ª Guerra Mundial, mostrando as lutas camponesas apoiadas pelo socialismo e o apoio da burguesia ao fascismo, na esperança de que esse pudesse conter a grande massa de trabalhadores. Para tal, retrata a vida de 2 italianos: Olmo e Alfredo. Nascidos no mesmo dia, e na mesma fazenda, Olmo é neto do camponês e Alfredo é neto do patrão, herdeiro de uma rica família de latifundiários. Apesar de amigos, estão em pólos antagônicos social, política e ideologicamente.

Não posso dizer que o filme é ruim, não achei, mas é um filme longo e cansativo e muitos não terão paciência para assisti-lo. Eu mesma, se não fosse pelo compromisso assumido de assistir a todos os 1001 filmes do livro, provavelmente, teria parado na metade. Para quem tem muito tempo livre, gosta de longos filmes, se interessa por história, e quer ver um jovem Robert de Niro nu, o desafio está lançado!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

1/1002 - 12 homens e uma sentença

 


Título Original: 12 Angry Man
País de origem: EUA
Ano: 1957
Gênero: Drama

Ela, a estagiária, pergunta: Você acredita, realmente, que ele é inocente?
Ele, o advogado, responde: Quem se importa? É um espetáculo! Vence quem apresenta o melhor show, a justiça fica a cargo de Deus.
Diálogo ouvido em Shark. Verdade ? Talvez...

Em 12 homens e uma sentença, 12 jurados estão reunidos para decidir se o acusado é culpado ou inocente. É necessário unanimidade, porém há uma opinião divergente.

Não há muito o que falar sobre a história, poderia me alongar falando sobre a importancia do comportamento de grupo, sobre o trabalho hermenêutico, a capacidade de argumentação, mas não é o meu propósito.
Além do que, iniciar uma discussão poderia estragar o prazer que é assistir essa obra prima. Filme com basicamente um único cenário, sem grandes recursos técnicos, baixo orçamento, mas os diálogos...ah, os diálogos...
Eu que me entedio facilmente, posso dizer, 96 minutos de pura atenção.
1 filme assistido, 1 filme recomendado.


 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

1002 movies you must see





Sabe aqueles filmes que mudam sua vida?
Bom, não foi bem uma mudança na minha vida, digamos que foi uma inspiração. Após assistir Julie & Julia, inevitavelmente, me identifiquei com Julie Powell, a aspirante a escritora que sem objetivos na vida decide criar um blog sobre culinária. Os que me conhecem sabem que obviamente eu não poderia escrever um blog sobre culinária, visto que consigo queimar pipoca de microondas, então surge o 1002 MOVIES YOU MUST SEE .
Aos afoitos por novidades, sinto decepcioná-los, não tenho planos especiais para esse blog. Talvez mais um entre milhares de blogs que falam sobre o mesmo assunto - filmes-, talvez não...O importante é que como uma cinéfila inveterada é algo que quero fazer.

No filme, Julie decide começar o The Julie/Julia project, escrever em seu blog a experiência de reproduzir as receitas de um livro de culinária francesa escrito por Julia Child, e para isso estabelece um prazo a fim de não desistir no meio do caminho : 524 receitas em 365 dias.
Assim como Julia, pensei em me basear num livro e estabelecer um prazo(também tenho a tendência de desistir no meio do caminho), logo o desafio é o seguinte:
O livro escolhido é o 1001 movies you must see before you die: 5th Anniversary Edition, escrito por vários criticos de cinema e editado por Steven Jay Schneider. Peraí! O nome do blog não é 1002 filmes...?! É, é...mas já tinha um chamado 1001 e bla bla bla, não nos apeguemos a esses pequenos detalhes. Assistirei e comentarei sobre os 1001 filme do livro e 1 será por minha escolha.
Em relação ao prazo, sem prazos! Vocês não sabem o quanto eu queria 1002 filmes em 1002 dias, com a contagem regressiva na tela e tudo o mais, mas vamos ser realistas, não conseguiria ... Bem vindos ao 1002 movies you must see!