sexta-feira, 5 de março de 2010

3/1002 - 2001: Uma Odisséia no Espaço

 
  
  

Título Original: 2001: A Space Odissey
País de Origem: EUA
Ano: 1968
Direção: Stanley Kubrick
Gênero: Ficção Científica


"Todos são livres para especular à vontade sobre o significado filosófico e alegórico de 2001'."    
 Stanley Kubrick


Deveria iniciar com uma breve sinopse do filme, mas fico, realmente, com a sensação de ter muito e nada para escrever.
Posso dizer que o filme fala sobre a evolução do homem: a descoberta da ferramenta, o domínio das ferramentas, o se ver dominado pelas suas próprias ferramentas e a libertação final. Porém, acho que devo parar por aqui (pro bem dos que ainda não tiveram o prazer de ver), se é que já não disse muito.
Antes de assistir ao filme, curiosamente, não li praticamente nada sobre o mesmo, o que não é muito comum, pois costumo ler ao menos a sinopse. Felizmente, neste caso, não li, e fiquei muito feliz por isso. É um daqueles filmes que você deve assistir com a mente aberta e tirar suas proprias conclusões, mas aviso, ele é considerado, por muitos, como o melhor filme de ficção científica já produzido, e isso não é a toa! Até eu que nunca fui fã do gênero fui obrigada a baixar a cabeça pra essa obra. 
Muito já tinha ouvido falar sobre 2001, mas por preconceito ( reafirmo que nunca me interessei muito por ficção científica) nunca tive a mínima curiosidade sobre ele, mas no final dos 137 minutos do filme, a idéia de assistir aos 1001 filmes pareceu maravilhosa.
Antes de começar a assistir, deparei-me com a seguinte informação " ..o primeiro diálogo do filme só começa aos 25 minutos,e dos seus 137 minutos, apenas 40 tem diálogos..." Envergonhadamente, confesso que pensei que não ia aguentar nem os 25 minutos iniciais de tédio.  Não poderia estar mais errada...
Quinta feira, perto de meia noite, abri o filme no notebook, com a simples intenção de saber se a legenda funcionava, afinal,  tinha que acordar cedo no outro dia, mas nao consegui parar . Assisti aos  137 minutos que me pareceram passar voando!

3 comentários:

  1. Esse é o filme mais fisicamente perfeito que existe

    ResponderExcluir
  2. Esse é o filme mais fisicamente perfeito que existe

    ResponderExcluir
  3. Esse parece perfeito, quero assistir!!!

    ResponderExcluir