quarta-feira, 24 de março de 2010

As crônicas de Nárnia: O leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa





Título Original: The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe
País de Origem: EUA ( apesar de com aqueles sotaques eu jurar que era Inglaterra)
Ano: 2005
Direção: Andrew Adamson
Gênero:  Fantasia

Para ficarem longe da guerra, 4 crianças são enviadas para a antiga casa de campo de um  professor. Lá descobrem um guarda- roupa que se revela como a entrada de um fantástico reino: Nárnia.
Ao lado de animais falantes, faunos, centauros e anões, elas precisam lutar contra a Feiticeira Branca e assim libertar Nárnia de seu dominio.

Este filme não faz parte da lista dos 1001 filmes, mas apesar de não entrar na contagem, ganha um comentário.
 O leão, a feiticeira e o guarda -roupa é um filme baseado na primeira das 7 crônicas de Nárnia, contos escritos por C.S. Lewis, um grande amigo de Tolkien, na década de 50.
Comecei a ler o livro, As crônicas de Nárnia, volúme único, que reune as 7 crônicas, esta semana. É um livro catalogado como infanto juvenil, porém está muito longe de ser um livro somente para crianças, apesar de um certo site discordar( Após ter comprado As crônicas de nárnia, o site fica me recomendado livros ao estilo "O cãozinho Cacau").
Confesso, que no primeiro momento estranhei a linguagem mais simples, a objetividade, e a nao existências de personagens atormetandos.  A falta do prolixismo dostoievskiano que me acompanhou durante os 2 meses anteriores ( estava lendo Os Irmaos Karamazov) fez que com que o primeiro capitulo me parecesse quase bobo. 

80 páginas adiante, no fim do livro, estava encantanda  e não podia esperar pra saber como o diretor teria transportado para as Telas a imagem mental que fiz de Narnia, de Aslam, do Sr. Tumnus e da Feiticeira Branca, entre outros.
Após assistir o filme posso dizer que ele é bem fiel ao livro.Acho que ajuda o fato de serem 150 minutos para relatar uma história de menos de 100 páginas. 
É um filme simples, assim como a crônica, e pensando agora numa palavra para descreve-lo, as únicas que  veem a cabeça são é "fofo" ou " é tão bonitinho!".
Dostoiveski quase me fez esquecer o quanto bruxas, reis, elfos e similares  me atraem, Narnia está me ajudando a redescobrir. Mal posso esperar pra terminar de ler Principe Caspian, a segunda crônica escrita.
 

 

4 comentários:

  1. Você comprou "O cãozinho Cacau"?

    ResponderExcluir
  2. É um filme bem legal, principalmente pela vilã. E eu gosto bastante do Edmund x_x

    Obs: o livro também é fantástico

    ResponderExcluir
  3. nunca mais atualizastes....
    o_o
    Esperando atualizações pows u.u

    ResponderExcluir